quinta-feira, 26 de abril de 2012

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CEPNOR - INCUBADORA DE IDÉIAS




O CENTRO DE PESQUISA E GESTÃO DE RECURSOS PESQUEIROS DO LITORAL NORTE é uma instituição de Pesquisa do Governo Federal, atrelado ao ICMBIO e ao  IBAMA e como tal, desenvolve pesquisas na área de recursos pesqueiros.Desenvolvendo, ainda, a gestão com  projetos em áreas correlatas. Fazendo parte do organograma o Núcleo de educação ambiental que tem por objetivo desenvolver ações pertinentes a conservação do meio ambiente. Trabalhando com o público, em geral, temas que fazem parte do desenvolvimento sustentável, como o consumo consciente, gestão compartilhada, ecologia, desenvolvimento humano, dentre outros.
Para maiores informações, acesse o site:http://www4.icmbio.gov.br/cepnor/index.php do CEPNOR



Além do Projeto ARCANJOS DO PET, o NEA/CEPOR compartilha atividades com outros projetos, sendo um deles  denominado AGENTES AMBIENTAIS MIRINS. São atividades de educação ambiental desenvolvidas com o público infanto juvenil, despertando nos alunos o interesse por temas como a reciclagem, saúde e meio ambiente, conceitos básicos de ecologia, direitos e deveres do cidadão e como proteger a natureza das ações degradadoras do próprio ser humano.


Todas as ações são trabalhadas de forma lúdica e de maneira correta, inserindo a metodologia apropriada, pela participação de voluntários nas mais diversas áreas, como: pedagogos, economistas, engenheiros, odontólogo, gestores ambientais, biologos, administradores, webdesigner.


 São adolescentes, estudantes da escola OTHON BASTOS, no municipio do MOJU, desenvolvendo atividades com a colaboradora Pedagoga, ERIKA.

 Apresentação das equipes.

 Nosso colega Marcelo, Analista Ambiental do CEPNOR, Odontologo, ministrando a palestra de saude e meio ambiente.
 Nosso colega do CEPNOR, ARNALDO SIMÕES, GESTOR, trabalhando com as equipes.


 Na época, em  2009, aluna do curso de engenharia de Pesca da UFRA.




 atividades demosntradas pelos participantes das equipes, metodo de diagnostico rapido participativo.




Folder de uma das semanas do meio ambiente no moju. O CEPNOR participa, em parceria, com a UFRA desde o ano de 2007, a convite do Prof° Aderson lobão.

Por estar localizado em uma das dependências da UFRA, conta,  ainda, com a participação de alunos de graduação da Universidade nas mais diversas áreas de veterinária, engenharia de pesca, florestal, agronomia e ambiental.


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ARCANJOS DO PET

I – Apresentação do Projeto:

Na dinâmica da sociedade contemporânea, que em sua construção histórica muito se baseou em preceitos de consumo, sem atentar para devastação do meio, para a obtenção de matérias-prima, tem em sua raiz a busca exacerbada pela satisfação das necessidades consideradas básicas. Mas a exploração indiscriminada desses recursos naturais tem provocado tal desequilíbrio ambiental que hoje,
Percebemos no cotidiano uma urgente necessidade de transformações para a superação das injustiças ambientais, da desigualdade social, da apropriação da natureza – e da própria humanidade – como objetos de exploração e consumo (SECAD/MEC.2001)
A partir disto, a questão ambiental tem resultado uma serie de inquietações nos diversos setores da atividade humana, o que gera questionamentos na busca por estratégias minimizantes dos efeitos predatórios, incluindo mobilizações mundiais, a exemplo da realização da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental - Tsibilisi (EUA) - 1977, (JACOBI, 2003: 190), principalmente nos setores cujo produto final pode provocar impactos diretos no equilíbrio dos ecossistemas.
O PET (material termoplástico em Politereftalato de Etileno) é um poliéster, polímero termoplástico ou plástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens de bebidas. Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados (WIKIPEDIA, 2007).                  
Grande causador de degradação do meio ambiente, pois as embalagens quando descartadas à revelia, acabam indo às galerias pluviais, grades de retenção de estações de tratamento, poluindo rios, praias, manguezais e áreas públicas, entupindo. Ao serem depositadas no lixo doméstico, são levadas para os aterros sanitários, aumentando o volume do lixo urbano coletado e comprometendo a decomposição da matéria orgânica. Dificultam a compactação quando ficam entre as camadas de lixo e aterro, prejudicando a circulação dos fluídos inerentes ao lixo quando acabam misturadas a sacos plásticos rasgados e material orgânico.
Dessa forma O cepnor, ATRAVÉS DO POROJETO ARCANJOS DO PET consciente de que a Educação Ambiental se torna um processo de informação e formação, orientando para o desenvolvimento da consciência critica sobre as questões ambientais e atividades que levem a participação da comunidade na preservação e conservação do meio ambiente.Vem apresentar e propor patrocínio, apoio e parcerias às programações pertinentes as OFICINAS EXPERIMENTAIS DE REAPROVEITAMENTO DE RESIDUOS,   possuindo como âncora o reaproveitamento das garrafas pet e sobras de material de construção, resíduos dos recursos pesqueiros, como as escamas e o couro do peixe, como possibilidades de geração de renda familiar, resgate da cidadania, inclusão de gênero, além do despertar da conscientização ambiental a respeito do desenvolvimento sustentável. 
As programações são respostas a serie de demandas comunitárias, que sentem a necessidade de vivenciar praticas de sensibilização das questões ambientais tais como reciclar, reaproveitar e reduzir, além dos cuidados básicos com o lixo, entre outros.
2 – OBJETIVO GERAL:

                                    Realização de oficinas interativas que possam proporcionar às comunidades de todas as classes sociais e condições financeiras, uma ação educativa que venha a possibilitar o encantamento e o envolvimento do emocional com a vivência e a aprendizagem através da reciclagem consciente ambiental. Possibilitando fluir a emoção na prática, auxiliando no entendimento da criação artística com utilização de resíduos reutilizáveis através da reciclagem.
                      Promover através da educação ambiental como ferramenta para a informação e formação dos indivíduos participantes da conservação dos recursos naturais locais, a fim de se proporcionar o equilíbrio dos mais diversos ecossistemas, capacitando-os a consciência do empreendedorismo ambiental através das oficinas experimentais de reutilização de garrafa pet e outros residuos resultantes da economia de mercado.

3 – OBJETIVOS ESPECIFICOS: 
            Auxiliar a comunidade no entendimento e nos hábitos da coleta seletiva do lixo;
            Informa a comunidade sobre matérias que possam ser reaproveitados, evitando se misturar com lixo comum.
            Implantar uma consciência ambiental entre moradores e comunidade em geral com relação ao empreendedorismo ambiental.

2 - JUSTIFICATIVA:

A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado.
A reciclagem traz os seguintes benefícios:
* Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
* Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.
* Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
* Melhora a produção de compostos orgânicos.
* Gera empregos para a população não qualificada.
* Gera receita com a comercialização dos recicláveis.
* Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.
* Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
A embalagem de PET quando reciclada tem inúmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto vista da energia consumida, consumo de água, impacto ambiental, benefícios sociais, entre outros.
Não é PET todos os plásticos que tenham sido fabricados através de outro processo que não o de sopro. Os mais comuns são: baldes, bacias, copos, cabides, réguas, apontadores, pentes, mangueiras, sacos, sacolas, potes de margarina, filmes de PVC, entre outros.
A embalagem PET é 100% reciclável. A embalagem entregue para a reciclagem deverá estar amassada, torcida, sem o ar e sem resíduos em seu interior. No caso de garrafas, colocar de volta a tampa de rosca bem vedada, para impedir a entrada do ar. Se a tampa não for de rosca, basta torcer ou amassar bem a embalagem. Este procedimento é necessário, pois ainda não existe amassador desenvolvido para compactar embalagens PET.
O PET possui algumas características, como:
- absoluta transparência
- grande resistência a impactos
- maior leveza em relação às embalagens tradicionais
- brilho intenso
Diversos produtos podem ser produzidos a partir da reciclagem do PET, como: - indústria automotiva e de transportes - tecidos internos (estofamentos), carpetes, peças de barco;
- pisos - carpetes, capachos para áreas de serviços e banheiros;
- artigos para residências - enchimento para sofás e cadeiras, travesseiros, cobertores, tapetes, cortinas, lonas para toldos e barracas;
- artigos industriais - rolos para pintura, cordas, filtros, ferramentas de mão, mantas de impermeabilização;
- embalagens - garrafas, embalagens, bandejas, fitas;
- artigos artísticos – porta trecos, bolsas, flores e rosas, etc...
A reciclagem do PET tem muitos benefícios, como:
- redução do volume de lixo coletado, que é removido para aterros sanitários, proporcionando melhorias sensíveis no processo de decomposição da matéria orgânica (o plástico impermeabiliza as camadas em decomposição, prejudicando a circulação de gases e líquidos);
- economia de energia elétrica e petróleo, pois a maioria dos plásticos é derivada do petróleo, e um quilo de plástico equivale a um litro de petróleo em energia; - geração de empregos (catadores, sucateiros, operários, etc.)
- menor preço para o consumidor dos artefatos produzidos com plástico reciclado aproximadamente 30% mais baratos do que os mesmos produtos fabricados com matéria-prima virgem.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ARTESANATO CRIATIVO É TUDO DE BOM E DO BEM!


Mais idéias sustentáveis para você
Acesse o site: http://www.artesanatocriativo.com.br/?p=3681


Sacola retornavel de jornal

Sacola retornavel de jornal

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Aprenda a fazer sua própria sacola retornável com jornal e cola

O artista plástico Elson Sposito ensina passo a passo
Com a polêmica envolvendo o fim das sacolinhas plásticas nos supermercados de Ribeirão Preto, o artista plástico Elson Sposito, morador do Jardim Flórida, criou há um ano uma sacola feita à base de jornal e cola.

Forte e resistente, a ideia de fazer as sacolas de jornal surgiu das conversas com o filho biólogo. “Ele foi me estimulando e comecei a pensar no que podia fazer com aquela pilha de jornal, que depois de ler perde a utilização”, explica. De acordo com ele, os custos com a sacola de jornal é só com a cola e a alça pode ser feita de fitas, barbantes ou panos velhos.

Material
Separar 8 folhas duplas de jornal, um tubo de cola, duas tiras de tecido, duas tiras de papelão e uma caixa de papelão.
Confecção
Cole uma folha dupla sobre a outra, formando quatro peças.

Emende as peças com cola, formando uma fileira com as folhas.

Utilizar como molde para a sacola uma caixa de papelão, que será revestida (enrolada) com as folhas de jornal. A caixa não deve ser colada, para que sirva apenas como forma para a sacola.

Para fazer o fundo da sacola, basta unir com cola as quatro laterais inferiores como se fosse um embrulho de presente. Terminado o fundo, retire a caixa de papelão.

Para fazer a alça, basta dobrar a parte superior para o lado de dentro, como se fosse uma “barra” de calça. Nas duas partes maiores, cole uma tira de papelão para dar suporte à alça.

Faça um pequeno furo em cada lateral onde será colocada a alça. Utilize para fazer a alça o material de sua preferência. Pode ser barbante, sobras de tecidos, cadarço de tênis, etc. Na parte exterior, o nó deve ser maior do que o furo.
Acabamento
Passe uma camada de verniz à base de água para tornar a sacola mais bonita e resistente. Depois de pronta, aguarde por duas horas a sacola secar.

Fonte e imagens – Paulo Schneider, Jornal A Cidade de 26 de janeiro de 2012
Fonte:http://www.funverde.org.br/blog/archives/tag/sacola-de-pano-sacola-de-tecido-fabric-bag-tote-bag-sacola-retornavel-sacola-ecologica-sacola-permanente-reusable-shopping-bag-reusable-grocery-bag-eco-bag


Que tal Aproveitar as dicas de aproveitamento de residuos? olha só!


Porta canetas Reciclado

Porta canetas Reciclado

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….
……PASSO A PASSO…….
…………Escolha um pote que não seja mais útil para sua casa.
Pode ser de plástico, papel, vidro ou lata.
(se tiver tampa podes guardar pois daremos uma sugestão
para o aproveitamento dela no próximo mês)
…..
….
Material:
  • 1 – massa para biscuit (duas ou três cores são suficientes – ou use a branca e pinte)
  • 2- tesoura sem ponta
  • 3- cola comum forte (embalagem vermelha)
  • 4- um rolo (ou qualquer outra superfície cilíndrica que serva para estender a massa – usei uma bobina de fax)
  • 5- cotonetes
  • 6- um pedaço de plástico grosso (para forrar a mesa) (usei um que embalava cereais)
  • 7- caneta que não escreve mais ou lápis comum
  • 8- (opcional) pincel de escrita permanente (tipo para escrever em CDs)
  • 9- (opcional) verniz.
………Dica:
………Se não tens massa para biscuit, podes usar recortes de papel ou de embalagens plásticas.
………..

Coloque o plástico sobre a mesa e trabalhe sobre ele
(para a massa não pegar).
Pegue um pedaço da massa, amasse bem com as mãos e depois estenda com o rolo.
Deixe + ou – com 3 mm de espessura.
…………

Desenhe, a mão livre, corações, flores, luas estrelas, ou o que quiseres.
(Nesta parte não use o pincel permanente. O melhor é usar uma caneta, que não funciona mais, ou um lápis, só para marcar – usei pincel, apenas, para aparecer melhor na foto)
(se tiveres formas de corte podes usar)
…….
…………………

Corte os desenhos com a tesoura.
Não se preocupe pois quando se está cortando, parece que não ficam bem, ficam meio “desengonçados”.
Vá ajeitando os desenhos, dando forma, delicadamente, com as pontas dos dedos.
Verás que ficam bem parelhos e bonitos.

Com o cotonete, passe cola no pote ou atrás dos desenhos e cole-os.
Umedeça outro cotonete na água e tire os excessos da cola.
Espere secar umas 8 horas e está pronto.
(Querendo dar mais efeito, finalize com uma camada de verniz)

……..

Veja como fica bonito!


Colocando Bordas
………..
………..……………….

Se a borda do pote tem muitas imperfeições, podes colocar um acabamento.
Amasse um pedaço de massa e faça um rolo com as mãos, do comprimento da circunferência do pote.
Depois abra com o rolo com o rolo de estender.
Apare os excessos da massa com a tesoura, para que fique uma tira reta. …..


Passe cola na borda do pote e cole a tira de massa.
Dê forma com as pontas dos dedos.
(Tire os excessos da cola com um cotonete úmido em água)
……………..
Fazendo placas para escrever
………………

Amasse bem um pedaço de massa de cor clara.
Estenda com o rolo até que fique + ou – com 3 mm de espessura.
Desenhe à mão livre uma placa.

Corte com a tesoura e ajeite a forma com as pontas dos dedos.
Passe a cola com o cotonete e fixe no pote.
(Tire os excessos da cola com outro cotonete úmido em água)


Espere secar 8h e escreva uma mensagem bem bonita com o pincel permanente.
(querendo, finalize com uma camada de verniz)

Fonte:http://fazendoarte67.blogspot.com/2006/10/reciclando-para-o-dia-dos-pais.html
Ainda tem mais....
Porta retrato de capa de CD

Porta retrato de capa de CD

Ainda não sabe o que fazer de lembrancinha para a mamãe?
Que tal fazer porta retratos com capas de Cds?
Além de bonitos é uma bela lição de reciclagem e preservação do meio ambiente.


Materiais:
Cada lembrancinha você irá precisar de duas capinhas de Cds (se desejar poderá fazer menor utilizando apenas uma capinha). Fita para o acabamento e para pendurar o porta retrato. Botões e cola quente.
Acompanhe o passo a passo das imagens:

domingo, 15 de abril de 2012

Programações sustentáveis - CONFIRA!

Olá amigas e amigos, estamos em campanha para conseguir o maior numero de garrafas pet. Nossas colaboradoras necessitam para ministrar as oficinas. obrigada pelo apoio.
Lidia Martins




 2012...

Você que está vendo o mundo se acabar... Vendo o lixo tomando conta da cidade... Você quer descobrir a solução?
Que tal arregaçar as mangas e nos unir para executar um projeto altamente sustentável, através de oficinas, mini-cursos e palestras que irá mudar totalmente sua visão sobre o LIXO!!!
Você irá perceber que o lixo não é apenas lixo, mas sim uma fonte rentável para sua vida e a escolha é sua!

Obs: Carga horária válida pra todas as Instituições de nível superior.

 estamos em Programação. Confira! Ações sustentáveis, geram renda, retiram os lixos das ruas, evitando o alagamento, em conseqüência dos entupimentos dos bueiros. Participe de nossas programações.
 Está disponível a Ficha de inscrição com os valores. Você poderá enviar para nosso e-mail e confirmar após pagamento.
                                                         Nosso Folder com o título do evento.

Aqui a programação com os horários das atividades.

                                               Aqui mais um encarte das nossas produções.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Eco-92 - Vinte anos atrás...E parece tão atual.


Em junho de 1992

Em junho de 1992, chefes de Estado de todos os países se reuniram no Rio de Janeiro, para tratar dos problemas do Planeta Terra. Evidentemente, os interesses dos diferentes países entraram muitas vezes em conflito.resultados que a ECO ou RIO-92 alcançou.



segunda-feira, 2 de abril de 2012

SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO MOJU - 2010 - UFRA E CEPNOR

                   VALE A PENA CONFERIR....Se cada um de nós fizer a sua parte, estaremos cuidando do nosso maior bem, os nossos filhos. São crianças, adolescentes, público infanto-juvenil muito interessado em compartilhar o que sabe.
                    Que tal dar uma maior importância às atividades de conservação e preservação do meio ambiente?
                    Quando vocÊ leva a sério o trabalho de gestão compartilhadas=. ele dá bons frutos.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA CASA ESCOLA DA PESCA - PARTE II - GRAFITAGEM E PINTURAS EM SOBRAS DE CONSTRUÇÃO - TELHAS